Em entrevista ao “New York Times”, Barroso diz que o STF está ‘defendendo vigorosamente a democracia’
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou o papel da Corte na proteção da democracia brasileira em meio a ataques que chamou de “movimento global, radical e de extrema-direita”. Em entrevista ao jornal “The New York Times”, Barroso afirmou que o STF tem enfrentado forças que ameaçam as instituições democráticas, promovem desinformação e podem estar envolvidas em tentativas de golpe no país.
Durante a conversa, publicada nesta quarta-feira (16), Barroso ressaltou que a democracia no Brasil resistiu a graves desafios, citando episódios como os acampamentos golpistas e as invasões às sedes dos Três Poderes após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele mencionou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha o Supremo como alvo principal, o que alimentou visões negativas de parte da população. Barroso também defendeu as decisões da Corte sobre exclusão de conteúdos nas redes sociais, afirmando que a democracia brasileira precisa se proteger contra o extremismo e o ódio.
Estamos defendendo vigorosamente a democracia e agindo contra o extremismo que ameaça nossas instituições.
Luís Roberto Barroso, minstro e presidente do STF
Da Redação
- Lula ironiza após Caiado criticar PEC antiviolência: ‘Único estado que não tem problema de segurança é Goiás’ - 31 de outubro de 2024
- ‘Não vou botar câmera em policial de maneira alguma’, diz Caiado a Lula em reunião sobre PEC da Segurança - 31 de outubro de 2024
- GDF: Celina participa do lançamento do projeto Reconstruindo Sorrisos - 31 de outubro de 2024