GDF: Celina reforça compromisso com segurança após ataque terrorista na Praça dos Três Poderes
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), destacou em entrevista ao Correio Braziliense, divulgada nesta sexta-feira (15), as medidas adotadas para fortalecer a segurança após o atentado terrorista ocorrido na Praça dos Três Poderes.
Segundo ela, a pronta resposta das forças de segurança foi essencial para controlar a situação, e novos protocolos serão implementados para evitar incidentes semelhantes. “Reforçamos o efetivo no Batalhão dos Poderes e intensificamos o uso de tecnologia e inteligência nas operações preventivas”, afirmou.
Celina também abordou a necessidade de uma legislação mais rígida para controlar o acesso a materiais explosivos e monitorar pessoas com histórico de atos extremistas. Além disso, ressaltou o diálogo com lideranças nacionais para alinhar estratégias que garantam a segurança da população e das instituições democráticas.
Acho que temos um problema estrutural na segurança pública. Inclusive, dialoguei com o presidente Lula sobre essa situação. Temos hoje um regramento de que a polícia prende e, depois, os criminosos são soltos. Temos pessoas que cometem 30 crimes e são soltas novamente. É como se fosse enxugar gelo. A audiência de custódia, hoje, no Brasil, é quase como se o policial fosse o autor e aquele que cometeu o crime, a vítima. Há um sentimento de revolta nisso tudo. O sentimento do próprio bandido é de impunidade, e do policial, é de que ele prende, mas o Judiciário solta, porque a legislação que hoje o Judiciário tem é essa. Temos que rever tudo isso.
Celina Leão, governadora em exercício do DF
Da Redação
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024
- Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais - 20 de novembro de 2024
- GDF: Ibaneis destaca ações para fortalecer empreendedorismo feminino - 19 de novembro de 2024