
Foto: Adriano Machado/Reuters
Bolsonaro é indiciado pela PF às vésperas de julgamento no STF
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nessa quarta-feira, 20 de agosto. Ambos são acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de coação no curso de processo.
O indiciamento ocorre a menos de duas semanas do início do julgamento do núcleo principal da suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começa a julgar o caso no dia 2 de setembro.
De acordo com o relatório da Polícia Federal, os dois teriam atuado com o objetivo de influenciar indevidamente instituições como o STF e o Congresso Nacional, em benefício próprio. O documento também aponta que Jair Bolsonaro teria financiado a permanência do filho nos Estados Unidos para facilitar ações contra autoridades brasileiras.
Entre os crimes atribuídos estão:
- Coação no curso de processo: uso de violência ou grave ameaça contra parte envolvida em ação judicial ou administrativa. Pena de um a quatro anos de prisão, além de multa.
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: tentativa de romper a ordem democrática com violência. Pena de quatro a oito anos de prisão, cumulada com a pena relativa à violência empregada.
Este é o quarto indiciamento contra o ex-presidente. Os anteriores incluem a investigação sobre tentativa de golpe, suspeita de fraude em cartão de vacinação e tentativa de apropriação indevida de joias pertencentes ao acervo presidencial.
O relatório da investigação foi enviado à Procuradoria-Geral da República, que deverá decidir se apresenta denúncia formal ao Supremo ou se arquiva o caso.
Desde 4 de agosto, Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após o ex-presidente descumprir restrições impostas pela Justiça. Ele participou, por telefone, de um ato público no Rio de Janeiro, cuja gravação foi divulgada nas redes sociais pelos filhos Flávio e Carlos Bolsonaro.
Da Redação
- Bolsonaro é indiciado pela PF às vésperas de julgamento no STF - 21 de agosto de 2025
- Bombeiros do DF investem em tecnologia para aprimorar resposta a emergências - 20 de agosto de 2025
- ENTORNO: Delegacia da Mulher de Valparaíso recebe scanners do Conselho da Comunidade - 20 de agosto de 2025