Agência Brasília
Agro abastece o DF e mira exterior, diz secretário de Agricultura
O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, afirmou que o setor agropecuário local é “muito forte” e anunciou compras de R$ 55 milhões da agricultura familiar em 2025. A declaração foi feita ao portal Lupa Política. Ele listou exportações, produção de alimentos e investimentos públicos em irrigação, capacitação e comercialização.
Segundo Rafael, o DF é o segundo produtor e exportador de sorgo do país e o terceiro maior produtor de morangos. O secretário citou ainda o volume de frango embarcado para o exterior, com metade dos envios destinada à Arábia Saudita. Japão, México e Rússia também recebem o produto.
O titular da pasta afirmou que o governo local tem financiado obras de canais e reservatórios para ampliar a oferta de água no campo. Disse que há programas de capacitação de produtores e linhas de crédito com juros de 3% ao ano, por meio do FDR (programa de financiamento do governo local).
Bueno destacou ações de escoamento e venda, como centros de comercialização — entre eles o Empório da DF-150. “Abastecemos a população do Distrito Federal. E isso é o mais importante”, afirmou. Ele mencionou ainda envios de produtos do DF para a Europa, como “poupa de maracujá” para a França.
O secretário atribuiu os resultados ao apoio técnico e financeiro ao produtor rural. “Temos promovido o produto do Distrito Federal para outras partes do Brasil e do mundo”, disse.
Da Redação
- Na Lupa: Quem tem esse Gim no copo não precisa de inimigos - 28 de outubro de 2025
- Pesquisa nacional mostra Lula sem vantagem no confronto final - 27 de outubro de 2025
- Na Lupa: As oportunidades, as remissões e o tempo passaram para Arruda. Só ele não viu - 27 de outubro de 2025

