Waldemir Barreto/Agência Senado
CDH do Senado acompanhará arquivos de Epstein que citam o Brasil, diz Damares
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou no plenário, nesta terça (3), que a Comissão de Direitos Humanos vai monitorar a divulgação dos arquivos do caso Jeffrey Epstein, que registram exploração sexual de menores e mencionam Brasil. Ela preside o colegiado e disse que o tema será prioridade.
Segundo a parlamentar, os documentos recém-tornados públicos nos Estados Unidos incluem imagens e papéis que estavam sob sigilo; Epstein morreu em 2019, após um mês preso.
Damares destacou que a proteção de crianças e adolescentes é central na agenda da CDH. Com base no relatório do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), do Ministério Público Federal (MPF), citou mais de 50 mil crianças desaparecidas no país e apreensões que chegam a 1 milhão de imagens de abuso. “Enquanto houver pedófilo, haverá oferta”, disse.
A senadora informou que a CDH acompanhará de perto citações ao Brasil nos arquivos e reforçou que o colegiado tratará a proteção da infância como “prioridade absoluta”.
Da Redação
- Daniel lidera corrida ao governo em Goiás; Gracinha desponta ao Senado - 3 de fevereiro de 2026
- Congresso aprova em 5 horas reajuste e ‘ganho extrateto’ a servidores do Legislativo - 3 de fevereiro de 2026
- CDH do Senado acompanhará arquivos de Epstein que citam o Brasil, diz Damares - 3 de fevereiro de 2026

