‘Não basta prender; tem que ressarcir o dano causado’, afirma Reguffe sobre projetos em favor às vítimas de crimes
Foto: Reprodução
Por Fred Lima
Nessa quinta-feira (2), o senador José Antônio Reguffe (sem partido-DF) utilizou a tribuna do Senado Federal para apresentar duas propostas de sua autoria que prevê a reparação dos danos causados às vítimas de crimes.
Ele mencionou um projeto que obriga o autor de um ato de corrupção a ressarcir o dano causado aos cofres públicos e a pagar uma multa civil de três vezes o dano (PLS 187/2018). A outra proposição apontada por Reguffe foi o PLS 188/2018, que visa ressarcir o prejuízo causado por pichações, vandalismo e depredação do patrimônio público ou privado. O responsável teria que pagar pelo estrago e também oferecer indenização à vítima no valor de duas vezes o dano causado. Os dois projetos, como informou o senador, aguardam análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
— São projetos importantes para a sociedade brasileira. Não basta prender; tem que ressarcir o dano causado e pagar uma indenização sobre esse dano também, inclusive para servir de exemplo e evitar que outros ocorram no futuro. Justiça é, antes de tudo, reparação — argumentou.
Da Redação/Com informações da Agência Senado
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024