Governo leiloa trecho ferroviário Integração Oeste-Leste na BA
Por Gabriela Gallo
O governo federal leiloou um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, entre Ilhéus e Caetité (BA), nesta quinta-feira (8). Segundo o Ministério da Infraestrutura, a concessão irá destravar o projeto (o que é fundamental para transformar a logística no estado) e contribuirá com a meta de ampliar do transporte ferroviário no país. Com a venda, o governo prevê conseguir transportar mais de 50 milhões de toneladas de carga, em 2035, pelo trecho de 537 quilômetros de extensão entre as duas cidades (Fiol 1). A expectativa é de conseguir um investimento de R$ 3,3 bilhões.
A única empresa a apresentar lance é a Bahia Mineração (Bamin), do Grupo Eurasian Resources Group (ERG), a qual agora estará responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho. Ela apresentou um lance de R$ 32,730 milhões. A mineradora afirmou que os investimentos serão bancados com recursos próprios da companhia.
Esse é o projeto mais transformador do estado da Bahia, um investimento que vai terminar uma obra parada há 10 anos. Vamos ver, finalmente, a obra chegando no porto. A gente vai ter um sistema integrado: mina, ferrovia e porto.
Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura
Da Redação