‘Trabalharemos para gerar resultados que possam ser entendidos e valorizados’, diz Bolsonaro após assumir comando do Mercosul
Por Carol Castro
Nesta quinta-feira (8), em videoconferência realizada durante a 58ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou, ao assumir o comando pro tempore do Mercosul, que o Brasil atuará prezando pela abertura e integração do bloco de forma a “manter seus valores originais” nas cadeias regionais e internacionais.
Segundo o mandatário, o país irá trabalhar na modernização da economia e de sua sociedade para que os sócios de integração possam se tornar “companheiros dos brasileiros nessa caminhada para a prosperidade, liberdade e democracia comum.” Bolsonaro afirmou, ainda, que novas negociações terão avanço no sentido de possibilitar a conclusão de acordos comerciais pendentes, redução de tarifas e eliminação de entraves comerciais.
“Na ampla agenda do Mercosul, trabalharemos para gerar resultados que possam ser entendidos, valorizados e, acima de tudo, sentidos e percebidos por nossas populações e empresários. Queremos um Mercosul de resultados que seja instrumento para a modernidade”, afirmou o presidente.
Eleições 2022
Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada nesta tarde (8), o presidente brasileiro deu nova declaração sobre as eleições do ano que vem. “Ou fazemos eleições limpas ou não teremos eleições”, afirmou o político. O comentário vem após Bolsonaro ter defendido a implementação do voto impresso para 2022, acusando as urnas eletrônicas de fraude.
Eles vão arranjar problemas para o ano que vem. Se esse método continuar aí, sem inclusive a contagem pública, eles vão ter problema, porque algum lado pode não aceitar o resultado. Esse lado obviamente é o nosso lado, que pode não aceitar esse resultado. Nós queremos transparência. […] Havendo problemas, vamos recontar.
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil
Da Redação