CÂMARA: ‘Precisamos ter diminuição partidária’, diz Lira sobre adoção do semipresidencialismo
Por Sabrina Santos
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (30), durante evento promovido pelo site Consultor Jurídico, que o sistema partidário precisa ser alterado para a adoção do semipresidencialismo. De acordo com Lira, o país necessita de uma diminuição partidária, já que muitos partidos “pensam igual e votam igual”.
O deputado ainda defendeu o semipresidencialismo como uma forma de combater a instabilidade política e resguardar presidentes. Lira também comentou sobre o voto impresso, afirmando que a Câmara já tem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada sobre o tema desde 2015, segundo ele, o assunto deveria ser discutido pelo Senado Federal, porque votar uma segunda PEC “seria uma perda de tempo”.
O sistema semipresidencialista carece de clareza partidária mais firme dos eleitores. Precisamos ter a diminuição partidária. Há modelos que podemos nos mirar de outros países, mas o Brasil é muito peculiar e esta saída não pode ser tratada como casuísmo.
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Da Redação