Foto: Reprodução

“Um banco público, como é o nosso, precisa ser transparente quanto à prestação de contas para a sociedade”, defende o presidente do BRB

Banco de Brasília lança programa de integridade, que visa previnir, detectar e punir irregularidades praticadas dentro da instituição

Alinhado ao novo contexto das estatais, fruto da busca pelo resgate da boa imagem, dos valores e do orgulho de ser uma instituição financeira pública sólida e transparente, o BRB lança seu programa de integridade. A ação é voltada para prevenção, detecção e punição de quaisquer irregularidades que possam ser praticadas dentro da instituição.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o programa de integridade reforça o compromisso do BRB em colocar o interesse público, sempre, em primeiro lugar. “Um banco público, como é o nosso, precisa ser transparente quanto à prestação de contas para a sociedade. Além disso, as exigências do mercado com investidores, fornecedores e clientes reforçam a necessidade da boa governança”, defende.

O lançamento do programa de integridade faz parte de uma mudança estrutural no BRB. “Estamos transformando nosso modelo de negócio. Processos estão sendo revistos, novas tecnologias estão sendo implementadas. A cultura da transparência e a valorização das pessoas do banco estão no centro de toda a mudança necessária”, acrescentou Paulo Henrique Costa.

O programa de integridade do BRB consiste na adoção de medidas de fortalecimento da governança e de compliance. Vai, ainda, ao encontro de uma melhoria do ambiente corporativo, da mitigação de fraudes e da promoção da transparência.

Por isso, prevê, entre outras ações, a criação de uma corregedoria (canal de denúncias) voltada aos públicos interno e externo; a criação do Portal Integridade, em que estarão disponíveis informações referentes ao programa integridade e à governança; além da revisão da base normativa da instituição.

A criação de um programa de integridade atende ainda à legislação, nos termos da Lei 6.112/18, alterada pela Lei 6.308/19. As informações são da Agência Brasília.

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *