SAÚDE: HRT reduz superlotação no Pronto-socorro

Unidade, que ainda aumentou o número de pacientes atendidos, é um dos casos de sucesso entre 20 hospitais públicos brasileiros que adotaram a metodologia Lean

Redução na superlotação, diminuição no tempo de internação e aumento no número de pessoas atendidas no Pronto-socorro são os resultados alcançados pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT) a partir da implantação do projeto Lean nas Emergências. 

Apesar de ter sido adotada em outubro de 2018, a ferramenta só foi colocada formalmente em prática em fevereiro deste ano, alcançando resultados acima da média nacional, se comparado a outros 20 hospitais públicos que também aderiram à metodologia.

Dados registrados no sistema do HRT mostram que houve uma queda de 76,63% na lotação – embora a unidade permaneça atendendo acima da sua capacidade; diminuição de 49,39% no tempo de internação, com queda de 14 para sete dias; e redução de 65,66% no tempo de passagem pela urgência sem internação.

16,87%Percentual de aumento no número de internações no HRT

Isto significa que esse paciente, antes, ficava por até 20 horas e 29 minutos para concluir seu atendimento. Agora, ele permanece na unidade por 7 horas e 2 minutos.

Outro dado relevante é o aumento de 16,87% no número de internações. De janeiro a setembro de 2018, foram 19.918 pacientes internados no Pronto-socorro. No mesmo período de 2019, esse número saltou para 23.962.

Os números da unidade do Distrito Federal superam os avanços da média nacional. No mesmo ciclo que o HRT, outros 20 hospitais públicos de todo o Brasil foram selecionados para o programa Lean nas Emergências.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as unidades que participaram do 2º ciclo do projeto conseguiram uma redução média de 55% do indicador de lotação, 44% na diminuição do tempo de permanência na internação e 40% na redução do tempo de passagem pela urgência até a alta.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF​

O diretor do HRT, Wendel Moreira, descreve o impacto que a metodologia Lean vem provocando no dia a dia do hospital. “Internamos mais, mas ficamos menos superlotados, resolvemos mais e diminuímos a mortalidade”, diz ele. 

Ao longo desse tempo, lembra Moreira, houve períodos críticos. “Mas, agora, conseguimos alcançar níveis de rotina, que é a nossa capacidade plena de 68 leitos do Pronto-socorro ocupados (o mesmo espaço já abrigou até 180 pacientes no passado).” 

Para ele, isto é um avanço em termos de emergência hospitalar pública. “E sem utilizar mais recurso, porém otimizando o trabalho, a participação e, sobretudo, a resolutividade”, enfatiza o gestor.

Case de sucesso
Os resultados positivos da unidade de Taguatinga foram apresentados no 2º Workshop de Capacitação sobre a Metodologia Lean, ocorrido em São Paulo no dia 11 de outubro. O caso de sucesso do HRT foi alcançado no 2º ciclo do projeto Lean nas Emergências, implantando no Pronto-socorro.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF​

As gerentes do Lean no HRT Juliana Leão e Ana Maria de Faria representaram a unidade no workshop de capacitação sobre a metodologia, em São Paulo. Entusiasta da ferramenta, Juliana destaca: “É um momento importante de reconhecimento do trabalho executado – que salva mais vidas, atende mais pacientes e com melhor qualidade, inclusive melhorando as rotinas para quem trabalha”, comemora.

Tutoria
“Eu acredito que, apesar dos inúmeros desafios, a equipe do HRT está muito engajada”, avaliou o especialista em Medicina de Urgência e Emergência e Metodologia Lean Healthcare, Alisson Veríssimo, um dos tutores na implantação da metodologia no HRT.

Para ele, a alta liderança apoiou muito as entregas das ações planejadas, o que foi essencial para o êxito do projeto. “Além disso, em uma crescente, vários servidores se sensibilizaram e se envolveram nas ações de melhoria”, ressaltou


O que é

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF​

O Lean nas Emergências é um projeto conduzido pelo Hospital Sírio Libanês e financiado pelo Ministério da Saúde via Proadi-SUS. Trata-se de uma filosofia de gestão destinada à melhoria de processos, baseada em tempo e em valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. 


O HRT 

A unidade dispõe de 464 leitos e 32 especialidades ambulatoriais, as quais funcionam das 7h às 12h e das 13h às 19h. A área total do hospital corresponde a 33 mil m², sendo que o Pronto-socorro possui 1.407 m², onde há 68 leitos adultos, mais um de isolamento e outros 20 leitos de Pediatria. De janeiro a setembro de 2018, o hospital registrou 1.029 óbitos no Pronto-socorro, em 2019, no mesmo período, houve 775 mortes – uma redução de 24,68%. As informações são da Agência Brasília.

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *