SAÚDE: Hospital de Santa Maria recebe melhorias e acesso gratuito à internet

Sala Vermelha teve o número de leitos ampliados de seis para oito. Programa Wi-Fi Social também faz parte das novidades

A espera pelo atendimento e os serviços prestados no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) vão ficar mais agradáveis. Nesta quinta-feira (17), a unidade de saúde inaugurou melhorias em sua Sala Vermelha e também a conexão gratuita à internet por meio do programa Wi-Fi Social. Os anúncios foram feitos durante cerimônia com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do vice-governador, Paco Britto, e parte do secretariado de governo.

Reformada em menos de 60 dias, a Sala Vermelha da clínica médica do pronto-socorro do HRSM recebeu pintura, troca de toda a instalação de gases medicinais, camas e respiradores, tendo ampliado de seis para oito o número de leitos. As mudanças foram feitas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

“Esta obra [no hospital de Santa Maria] não vai parar”, declarou o governador. “As melhorias na Saúde do Distrito Federal vão ser constantes. O trabalho que temos feito na Saúde é sério, com inúmeras reuniões de manhã, de tarde e de noite.”

Sala Vermelha

A Sala Vermelha atende pessoas com complicações clínicas, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e doenças respiratórias agudas, entre outros quadros graves.  No local, os pacientes recebem assistência de dois médicos emergencistas, dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, além de médicos residentes.

Esse espaço do hospital conta com aparelhos de ar-condicionado, computadores novos e mobiliários planejados.  Além disso, foi criada uma sala de isolamento e um banheiro especial que permite a entrada da equipe de enfermagem com pacientes em macas ou cadeiras de roda, facilitando o banho de quem está com a mobilidade reduzida.

R$ 1,5 milhão

Custo das obras realizadas no HRSM

“Aqui a gente não vem só inaugurar a Sala Vermelha”, informou o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo. “Aqui nós colocamos mais de 900 pessoas para trabalhar, abrimos leitos, reformamos e estamos investindo R$ 1,5 milhão. Vamos fazer muito mais nesse hospital.”

A reforma da Sala Vermelha faz parte de um pacote de obras anunciado em 4 de setembro. Os trabalhos contemplam também a cozinha, já inaugurada, além do bloco de emergência e o ambulatório, esses ainda em fase de obras.

Acesso à internet

No mesmo evento, o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvam Máximo, anunciaram a criação de mais um ponto do programa Wi-Fi Social no DF, para os pacientes e funcionários do HRSM.

“O wi-fi gratuito é uma maneira de amenizar o sofrimento das pessoas que muitas vezes não têm dinheiro para comprar o pacote de dados e precisam mandar mensagens para a família”, lembrou Gilvan Máximo.

“O wi-fi gratuito é uma maneira de amenizar o sofrimento das pessoas que muitas vezes não têm dinheiro para comprar o pacote de dados e precisam mandar mensagens para a família”Gilvam Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançou edital para fornecimento de internet gratuita em mais de 150 pontos do DF. A intenção é levar o sinal a locais de grande concentração de pessoas, como hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), terminais rodoviários, feiras e estações de metrô. As informações são da Agência Brasília.

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *