Foto: Reprodução

Ações do GDF no combate à Covid-19 são destaque internacional

Rede de cidades e governos da qual Brasília faz parte ganha projeção por ações que minimizam o impacto da crise provocada pelo coronavírus

A plataforma Cities for Global Health, que reúne as melhores práticas mundiais das cidades na luta contra a pandemia, publicou nesta quarta-feira (1°) oito medidas do Governo do Distrito Federal de prevenção à disseminação do novo coronavírus, de combate à doença e de mitigação de seu impacto socioeconômico.

A iniciativa, coiderada pela Associação das Grandes Metrópoles (Metropolis), rede de cidades da qual Brasília faz parte, e pela Aliança Eurolatinoamericana de Cooperação entre as Cidades (AL-LAS), surge no marco da experiência de aprendizagem da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e conta com o apoio da ONU Habitat.

A proposta almeja administrar o impacto da crise gerada pela pandemia da Covid-19, apresentando um espaço que permite o compartilhamento de iniciativas e o encontro de respostas coletivas entre governos locais e regionais do mundo. “A ideia é que os governos possam aplicar as medidas uns dos outros em suas cidades, adaptando-as às suas realidades”, explica Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal (EAI).

Atualmente, 40 cidades do mundo já compartilharam suas experiências no combate à Covid-19 na plataforma, entre elas Barcelona e Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Guangzhou e Xian (China), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Montreal (Canadá) e Seul (Coreia do Sul), assim como as capitais brasileiras, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de Brasília.

Iniciativas oferecidas à população do Distrito Federal como o TeleCovid e os Chats – uso de videochamadas e conversas eletrônicas para orientações e diagnósticos prévios da doença, que evitam a sobrecarga hospitalar, reduzem a circulação de pessoas e, consequentemente, a disseminação do vírus – ganharam destaque no portal internacional.

“Fazer parte desta importante iniciativa e poder compartilhar as notórias ações do Governo do Distrito Federal no combate à pandemia da Covid-19 reforça o papel do Escritório de Assuntos Internacionais do Gabinete do Governador na promoção da cooperação internacional”, destaca Zuquim.

Ações sociais como a disponibilização de vídeos em libras sobre o novo coronavírus, para atender pessoas com deficiência auditiva; campanha de proteção às mulheres em situação de violência doméstica, reforçada pelo isolamento e o acolhimento de pessoas em situação de rua, também foram incluídas na plataforma.

Também fazem parte do rol das ações governamentais a parceria com a Universidade de Brasília (UNB) para auxílio no diagnóstico da doença, com a produção de mais testes para o serviço público de saúde, e a aquisição de produtos da agricultura familiar para abastecer pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, especialmente instituições que atendem idosos.

“Esperamos que as ações do GDF no enfrentamento dessa situação possam ser replicadas em outras realidades, e que as boas práticas internacionais que estamos mapeando por meio desta e de outras plataformas, possam servir de inspiração e direcionamento para futuras ações aqui no Distrito Federal”, ressalta Renata Zuquim.


Confira algumas iniciativas do DF que são destaque internacionalmente

GDF compra da agricultura familiar e distribui aos mais vulneráveis: https://bit.ly/2X0F1Cn

Cestas Verdes são distribuídas em instituições de idosos: https://bit.ly/3bIBEE7

Acolhimento de pessoas em situação de rua: https://bit.ly/3417qtD

Proteção às mulheres: https://bit.ly/3aBHQxM

Testes Covid-19: https://bit.ly/2UAQCGM

Vídeos em Libras: https://bit.ly/3dLJVcd

Conversas eletrônica (chats): https://bit.ly/347brfV

Telecovid: https://bit.ly/39u01Ec

(AB)

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *