Foto: Reprodução

VALPARAÍSO: Pábio é o primeiro prefeito reeleito e se torna a maior liderança política da história da cidade

Atual mandatário entra para a história por quebrar tradição que existia desde a emancipação do município

Por Fred Lima

Desde a sua emancipação em 1996, a cidade de Valparaíso de Goiás nunca reelegeu um prefeito. José Valdécio foi o primeiro a tentar o feito na eleição de 2000. Na época, o então gestor municipal disputou o cargo mais cobiçado do município contra Juarez Sarmento, que o derrotou. Quatro anos depois, foi a vez de Sarmento buscar a reeleição. O prefeito ficou em quarto lugar na disputa.

Em 2012, foi a vez de Lêda Borges tentar quebrar a tradição. Lucimar Nascimento foi eleita prefeita, derrotando a tucana. De 2012 a 2020, se passaram oito anos e o paradigma da população em não conceder outro mandato a um prefeito foi deixado de lado.

Disputando com a sua ex-correligionária Lêda, que sempre dizia nos bastidores da política valparaisense que o tinha elegido em 2016, Pábio Mossoró foi reeleito com 51,40% dos votos válidos. A ex-prefeita obteve 36,14%, amargando a sua terceira derrota para a prefeitura.

Com a votação, Pábio enterra definitivamente o discurso de que não tinha condições de ser reeleito, tendo derrotado a tucana com ampla vantagem (15%), repetindo a diferença de quatro anos atrás, quando disputou a prefeitura e se sagrou vencedor contra Afrânio Pimentel.

O resultado transforma o prefeito reeleito na maior liderança política da história da cidade e pode ter enterrado futuras pretensões políticas de Lêda, como uma possível candidatura à reeleição na Assembleia Legislativa de Goiás, em 2022.

Por Fred Lima

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *