Foto: Reprodução

Em encontro com Caiado, ministro da Infraestrutura detalha malha ferroviária que atenderá o Centro-Oeste

Tarcísio Freitas apresentou a Ronaldo Caiado o cronograma da FIOL, FICO e Norte-Sul

Por Sabrina Santos

Nessa terça-feira (24), o Ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresentou em detalhes o projeto da malha ferroviária que atenderá o Centro-Oeste Brasileiro em um encontro com o governador Ronaldo Caiado (DEM). Durante a reunião, foi abordado a implementação de um Centro de Excelência e Tecnologia Ferroviária, a viabilidade de o aeroporto de Anápolis passar a fazer operações com aviões cargueiros e a situação da rodovia BR-153, conhecida como Belém-Brasília.

Com o andamento das obras das ferrovias Norte-Sul entre Ouro Verde (GO) e Estrela d’Oeste (SP), a construção da ferrovia de integração do Centro-Oeste (FICO) e a implementação da Ferrovia de integração do Centro-Leste (FIOL), em 2021, já pode ter o trecho entre Ilhéus-Caetité, na Bahia, concedido. O ministro adiantou ao governador que o estado de Goiás contará com até três saídas para o escoamento da produção quando todas as obras estiverem finalizadas: o Porto de Santos, o Porto de Itaqui (MA) e o Porto de Ilhéus (BA).

Freitas ainda explicou a situação da rodovia BR-153, que está com o projeto em concessão sob análise do TCU, e sobre o Centro destinado à tecnologia, destacou que “o projeto em Anápolis é sensacional. A estrutura proporcionada pelo governo local é de 1º mundo. Pretendemos viabilizar a operação dele já no primeiro semestre do ano que vem”.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *