Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

CLDF: Eduardo Pedrosa lança lei incentivando universitários a doarem sangue

Por Gabriela Gallo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou nesta terça-feira (26), a lei Nº 6.793, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC). A norma tem o objetivo de conceder o selo ‘Sangue Bom’ aos centros universitários que incentivarem seus alunos a doarem sangue, através de campanhas anuais ou semestrais. Os alunos doadores receberão abono de falta no dia da doação. O selo tem validade de um ano e pode ser renovado enquanto as instituições de ensino aderirem às campanhas.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos; ter mais de 51 quilos ou ter o índice de massa corporal (IMC) à partir de 18,5; dormir 6 horas na noite anterior; não fumar 2 horas antes do exame; e não ingerir bebidas alcóolicas 12 horas antes da doação.

Menores de 18 anos precisam apresentar um formulário comprovando autorização de seu responsável legal. O uso de alguns medicamentos pode impedir a doação. Em caso de dúvida, é necessário consultar o site do hemocentro de Brasília.

Infelizmente o hemocentro passa a maior parte do ano com os estoques baixos, com esse estímulo pretendemos ampliar o número de doadores e tentar resolver esse problema

Eduardo Pedrosa, deputado distrital

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *