Foto: Arquivo Agência Brasília

GDF: Secretaria de Mobilidade aposta em parcerias público-privadas

Por Gabriela Gallo

Nos últimos anos, o Brasil tem feito cada vez mais parcerias público-privadas (PPPs). As concessões e PPPs passam por 5 estágios de fiscalização, com média de 80 dias para serem concluídas. A Secretaria de Mobilidade do DF tem nove projetos em desenvolvimento: os Pátios de apreensão do DER/DF, que são lugares para remoção e guarda de veículos apreendidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF); o projeto Avenida das Cidades, que é a construção de uma avenida de energia integrando Plano Piloto com Guará I e II, Águas Claras, ParkWay, Taguatinga, Samambaia e arredores; a privatização oficial do Metrô/DF; a privatização, não completa, da Rodoviária do Plano Piloto e a concessão dos BRT sul e oeste.

Também está em andamento o projeto Zona Verde, onde estacionamentos em áreas públicas serão tarifados numa tentativa de incentivar o transporte público. Segundo o secretário de Mobilidade, Valter Cassimiro, o crescimento da cidade é o fator principal para a demanda de melhoria no transporte.

Hoje temos uma população de mais de três milhões de habitantes e uma frota veicular de dois milhões. Ou seja, dois terços da população com carros. Boa parte desses projetos de PPPs estimulam o transporte público, como o BRT e o metrô, ou desestimulam o uso individual de veículos, como no caso de estacionamento pago nas cidades. É um trabalho pensado na mobilidade de forma ampla e necessário para o desenvolvimento do DF

Valter Cassimiro, secretário de Mobilidade

Da Redação

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