Foto: Mateus Amorim/Agência Brasília

GDF: Ibaneis afirma que irá abrir 130 leitos de UTI; academias e escolas particulares voltam segunda (8)

Por Gabriela Gallo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se reuniu com empresários do setor produtivo nesta segunda-feira (1), para esclarecer as medidas determinadas de prevenção à propagação da Covid-19. O encontro ocorreu em frente ao Palácio do Buriti onde os representantes de setores considerados como não-essenciais protestavam contra a medida de lockdown. Há outra manifestação marcada para amanhã (2) em frente à Câmara Legislativa do DF (CLDF), já que a Casa irá analisar o pedido popular de veto ao decreto. Durante a reunião, o governador reforçou que a única forma de diminuir as taxas de contaminação é reduzir a circulação de pessoas e também afirmou que quer que “todos os setores da economia voltem a funcionar no máximo em 15 dias.”

Para que isso seja possível, Ibaneis pediu a compreensão da população. Ele disse que nesta semana deve abrir pelo menos mais 130 leitos de UTI para reduzir a taxa de transmissão do vírus, sendo 20 liberados hoje (1) no Hospital da Ceilândia. O chefe do Executivo local também confirmou que irá liberar escolas particulares e academias de ginástica na próxima segunda-feira (8) e irá permitir aos poucos a volta do comércio.

Preciso reduzir a circulação de pessoas na cidade ou não vamos sair da crise. O que eu não quero que aconteça no DF é ver fila de ambulância na porta de hospitais sem que haja vagas para tratar os doentes. Isso eu vi em outros estados e outros países. É preciso cuidar da nossa economia, mas a saúde tem que vir na frente. Ou nós interrompemos o fluxo de pessoas ou a crise não vai ter fim. Estávamos num momento de ascensão da taxa de contaminação e é preciso interromper esse ciclo. […] No fim de semana abrimos 60 novos leitos de UTI para Covid-19 e imediatamente 54 deles foram ocupados. Isso mostra a gravidade da situação no DF.

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *