Foto: Reprodução

Mesmo com recuperação no segundo semestre de 2020, PIB registra queda de 4,1%

Por Gabriela Gallo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (3) que, mesmo com o avanço de 3,2% no quarto trimestre de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma queda de 4,1% ao final de 2020. O Resultado é pouco abaixo do que esperava o ministro Paulo Guedes, o qual projetou uma queda de pouco menos 4% do PIB, na última terça-feira (2). Esse resultado deixa o Brasil em 21º colocado no ranking elaborado pela Austin Rating, que determina o avanço ou retrocesso do PIB em 50 países.

Considerando o início da pandemia, entre os meses de abril e março, a previsão de órgãos internacionais chegou a tombos de 10%. A partir do segundo semestre de 2020, órgãos internacionais previram quedas entre 4% e 5%, devido aos sinais da recuperação da atividade econômica.

A previsão do Ministério para o PIB de 2021 é um crescimento de 3%. Todavia, com a nova variante do coronavírus somados à demora de vacinação da população, o indicador ainda registra uma retratação do primeiro trimestre. As estimativas são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-GFV) que divulga as informações a cada trimestre pelo IBGE.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *