Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

GDF: Projeto Reviva Parque promove parcerias público-privadas pra conversação de ambientes

Por Gabriela Gallo

O Governo do Distrito Federal liberou o Decreto nº 41.865 que lança o projeto Reviva Parque, o qual estimula parcerias para promover a conservação ambiental nos parques do DF. O projeto é uma extensão do projeto Adote uma Praça, que realiza reformas de áreas públicas. O programa terá ações entre órgãos e entidades do DF, de pessoas físicas e jurídicas, da população organizada e do governo federal. Quem investir em uma das áreas (seja com reformas, reconstrução ou outra forma), pode usar uma das áreas do parque para divulgar seu trabalho temporariamente, desde que obedeça critérios e normas de conservação ambiental.

O DF tem 82 unidades de preservação ambiental que variam entre Refúgios Silvestres, Áreas de Preservação Ambiental, Reservas Biológicas (ReBios) dentre outros. Dos órgãos e empresas públicas do GDF, 19 estão atuando no programa, dentre elas o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora de Brasília (Caesb) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

As parcerias previstas no Reviva Parque, tanto com órgãos do governo como da iniciativa privada, serão de grande importância para melhorar a infraestrutura desses espaços. Não se trata de privatizar os nossos parques, mas oferecer maior conforto aos brasilienses que frequentam e têm muito orgulho das áreas verdes da capital. Serão recursos a mais que estarão entrando numa época de contenção orçamentária.

Sarney Filho, secretário de Meio Ambiente do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *