Foto: Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro pede ajuda financeira internacional para combate à Covid-19 e trata de investimentos privados para Amazônia

Por Gabriela Gallo

Durante a 6ª Reunião Extraordinária de Presidentes do Foro para o Progresso da América do Sul (Prosul), realizada nesta terça-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu a organismos financeiros internacionais por ações que apoiem os esforços de países da América do Sul no enfrentamento da pandemia de Covid-19, especialmente os impactos sociais e econômicos. A reunião ocorreu por videoconferência no Palácio do Planalto. Ele estava acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O mandatário também comentou sobre o desafio do Brasil em atrair investimentos privados para a Amazônia e para projetos de infraestrutura, concessões e parcerias público-privadas, especialmente do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), “para impulsionar o desenvolvimento do Brasil”. Ele reforçou que a nação está determinada a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia e da América do Sul “com amparo na livre iniciativa e na abertura econômica”.

Consideramos que um dos grandes desafios da pós-pandemia será aumentar os fluxos de investimentos voltados a financiar o desenvolvimento sustentável na nossa região. Temos contado também com o apoio fundamental de instituições internacionais de crédito aliadas à nossa causa. Já obtivemos muitos progressos, mas queremos avançar ainda mais em áreas como transporte, logística e saneamento urbano. É com satisfação que também destaco o alinhamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a essas prioridades em sua estratégia para o Brasil no período 2019/2022. O banco tem contribuído de modo crucial com nossos esforços para tornar o estado brasileiro mais eficiente e fortalecer o nosso ambiente de negócios.

Jair Bolsonaro, presidente da República

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *