Foto: Reprodução/ Reuters

Governo tenta fechar três leilões de energia para 2021

Por Gabriela Gallo

O Governo Federal publicou um decreto no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (22), qualificando três leilões de energia elétrica ligados ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O decreto determina que vai retomar a realização de dois certames por ano para o setor de transmissão. O primeiro leilão de transmissão, que será para a construção e manutenção de 515 quilômetros de linhas de transmissão, foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no início de fevereiro e está previsto para acontecer dia 30 de julho.

O edital ainda terá que passar por aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o edital, sairá vencedora a empresa que oferecer o maior deságio, ou seja, o menor valor em relação ao valor máximo fixado no leilão. A previsão do investimento é de R$ 1,3 bilhão; o prazo de construção das obras é de 36 a 60 meses O segundo leilão ainda está em fase de estudos, segundo a página na internet do PPI.

A previsão do certame é destinar a construção, operação e manutenção de instalações de transmissão na Bahia, Paraná e Pernambuco, totalizando 866 quilômetros de linhas de transmissão. Os contratos tem duração de 30 anos. O decreto também trata da realização de um leilão de suprimentos para os sistemas que não estão integrados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), isolados.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *