Foto: Ricardo Moraes/Reuters

DF: Secretário de Saúde explica que aumento de jovens internados por Covid-19 se deve à variante do vírus

Por Gabriela Gallo

O número de pessoas internadas pela Covid-19 avança na capital federal. Até essa segunda-feira (22), 14% das 339 pessoas internadas tinham 39 anos. Os três primeiros meses de 2021 registraram um aumento nas internações de jovens de até 24 anos de 2.800%. Esse aumento de pessoas fora do grupo de risco internadas, de acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, se deve à variante de Manaus (P1).

A P1 teve circulação confirmada no DF em 9 de março e, segundo o chefe da pasta, deve ser um dos principais motivos para a lotação das Unidades de Tratamento Intenso (UTIs) no DF. Na última segunda-feira (22), os hospitais públicos estavam com 96% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. Fora isso, a empresa que fornece oxigênio às unidades de saúde registraram um aumento de 97% na demanda diária na semana passada. Até esta sexta-feira (26), o Executivo deve publicar um edital para a compra de cinco usinas de oxigênio para unidades de saúde pública.

Percebemos que os pacientes que estão ficando mais tempo internados são aqueles infectados pela P1. O vírus que tínhamos anteriormente era completamente diferente. E isso nos preocupa, pois queríamos girar mais os leitos e que os pacientes saíssem do quadro grave em menos tempo. A ideia do edital é transformar os hospitais em autossuficientes. As usinas irão para os três hospitais de campanha e mais dois acoplados.

Osnei Okumoto, secretário de Saúde do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *