Foto: Reprodução/ Instagram

GDF: Ibaneis anuncia que idosos de 66 anos podem se vacinar sábado (3); comércio do DF está liberado no final de semana

Por Gabriela Gallo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta quinta-feira (1) que, à partir deste sábado (3), pessoas com 66 anos estarão inclusas no grupo prioritário de vacinação do DF. A ampliação é possível graças a chegada de 116 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, entregues pelo Ministério da Saúde. Entretanto, a maioria das doses é para garantir a segunda dose para aqueles que já tomaram a primeira. Não é necessário agendamento para a imunização.

Apesar do feriado neste final de semana, os postos de vacinação funcionarão normalmente. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, acredita que “a solução para a crise é a vacinação em massa”. O chefe da pasta ainda informou que o DF é a unidade da federação que mais vacinou a população proporcionalmente; em quase 3 meses de campanha de vacinação, 12,9% da população-alvo (acima de 18 anos) já recebeu a primeira dose. Entretanto, na quarta-feira (31), o DF bateu o recorde de mortes por Covid-19 em 24h, totalizando 117 óbitos.

Comércio

Na terça-feira (30), a juíza Katia Balbino de Carvalho Ferreira, do TRF1, solicitou o que o GDF fechasse novamente o comércio pouco após sua liberação. Ela afirmava que o comércio poderia ser reaberto quando a fila de espera para os leitos UTI Covid estivesse com menos de 100 pessoas. Após um recurso enviado pelo governo, a liminar foi derrubada pela desembargadora Ângela Catão nessa quarta-feira (31). Seguindo as restrições de horário de cada setor do comércio e o toque de recolher das 22h às 5h, o comércio do DF estará aberto durante o feriado.

Nosso objetivo é manter o forte ritmo de vacinação no Distrito Federal. Meu planejamento era vacinar também o público de 65 anos, mas teremos que esperar por uma nova remessa de imunizantes. Espero que o Ministério da Saúde possa liberar uma nova remessa o mais breve possível.

Ibaneis Rocha, governador do DF

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *