Foto: Divulgação

NA LUPA: O mistério das quatro pesquisas

Por Fred Lima

De acordo com conversas de bastidores, um grupo político da capital encomendou três pesquisas de consumo interno. Em duas delas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) aparece na frente, tendo o senador José Antonio Reguffe (Podemos-DF) como concorrente direto, dentro da margem de erro. Já no terceiro levantamento, Reguffe figura em primeiro lugar, com Ibaneis ficando na segunda posição, também dentro da margem de erro. Se as pesquisas estiverem corretas, tudo indica que a eleição para o DF será bastante polarizada.

Lula em primeiro?

No mesmo levantamento, o ex-presidente Lula (PT) aparece em primeiro lugar na capital. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ocupa a segunda posição. Quem teve acesso à pesquisa ficou de queixo caído, pois imaginava que Bolsonaro liderava com folga.

No entorno, idem

Em Valparaíso de Goiás, outro levantamento interno foi encomendado. Assim como ocorreu no DF, Lula desponta na frente, segundo fontes. Em 2018, Bolsonaro obteve 65,15%, totalizando 38.332 votos no município, enquanto Fernando Haddad (PT) atingiu 34,85%, somando 20.509 votos. Parece que o bolsonarismo não anda bem das pernas no DF e no entorno.

Obras a todo vapor

O staff do governador Ibaneis aposta no início e na conclusão de obras importantes, como o túnel de Taguatinga, para manter a liderança nas pesquisas, inclusive acredita em um crescimento do chefe do Buriti até a eleição, em comparação com os demais pré-candidatos.

Ponto de interrogação

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) está isolado, assim como a senadora Leila do Vôlei, que trocou recentemente o PSB pelo Cidadania. Reguffe ainda não decidiu se virá candidato ao governo ou se disputará a reeleição. Até junho do próximo ano, muita coisa pode acontecer, até mesmo uma união dos três senadores. Ou não.

Ponto de interrogação II

Ainda não se sabe se a ministra-chefe da Secretaria de Governo da presidência, Flávia Arruda, será candidata ao Senado ou ao GDF. Em um jantar promovido recentemente pelo Centrão, o nome de Flávia foi cogitado para concorrer ao Buriti pelos caciques dos partidos que compõe a base de Bolsonaro. Segundo fonte que esteve presente no evento, Flávia sorriu para a ideia.

Olha o boi voando

Na fotografia do momento, até boi pode voar. Em política, tudo é possível. Quem imaginaria em 2014 que o ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) fosse cogitar compor com Lula em um provável segundo turno contra Bolsonaro oito anos depois? Ninguém. São as voltas que a política dá.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *