Foto: Antonio Augusto/TSE

Barroso diz que Bolsonaro é um líder populista que vive de ‘arrumar inimigos para justificar o seu fiasco’

Por Sabrina Santos

Nesta quinta-feira (9), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) busca justificar o fracasso de seu governo com populismo. A afirmação foi feita em sessão plenária do TSE.

Segundo Barroso, quando o fracasso do populismo chega, os líderes políticos que usufruem dele, sentem a necessidade de procurar culpados para usar como bodes expiatórios. Além disso, o ministro ainda ressaltou que a democracia tem lugar para todos, sejam eles conservadores, progressistas e liberais, menos para quem pretende “destruí-la”.

O populismo tem lugar quando líderes carismáticos manipulam as necessidades e os medos da população, apresentando-se como anti-establishment, como sendo contra tudo isso que está aí e prometendo soluções simples e erradas para problemas graves. Soluções que cobram um preço alto no futuro. O populismo vive de arrumar inimigos para justificar o seu fiasco. Pode ser o comunismo, pode ser a imprensa, podem ser os tribunais.

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *