Foto: Reprodução

Acordo coletivo com os funcionários precisa ocorrer, defende Marli Rodrigues sobre Iges-DF

Durante reunião com a diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), na quinta (10), a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília – SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, defendeu que o órgão faça um acordo coletivo com seus funcionários.

A dirigente aponta que o Iges-DF não realiza acordo com seus funcionários desde agosto de 2020, o que vem causando prejuízos à própria instituição por faltar referência para trabalhadores exercerem direitos e chefias.

Para Marli, o acordo coletivo permite que sejam negociadas cláusulas de natureza econômica e social, para estabelecer reajustes de salários, valor do adicional de horas extra, duração da jornada de trabalho e estabilidades temporárias.

Na avaliação da sindicalista, a reunião com a direção do Iges-DF foi um grande passo em direção a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho.

Segundo Marli Rodrigues, na próxima semana haverá uma nova rodada de discussão em torno das cláusulas do acordo.

O deputado distrital, Rafael Prudente (MDB), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal participou da reunião e se comprometeu em buscar recursos.

Segundo Prudente, em 2021, a CLDF votou créditos orçamentários suplementares mensal para o Iges-DF.

O parlamentar disse ainda que a luta agora será para incluir nos créditos, pelo menos as perdas inflacionárias do ano passado, para os trabalhadores no orçamento do Iges-DF.

Já a presidente interina do Iges-DF, Mariela de Jesus, garantiu que havendo viabilidade orçamentária, o acordo será implementado de imediato.

Para Mariela, algumas licenças já podem ser discutidas de forma direta para viabilidade, como é o caso de licenças maternidade, paternidade e folgas em dias de aniversário, por exemplo.

A presidente doSindEnfermeiro, Dayse Amarílio, ressaltou que a unidade dos trabalhadores é primordial para que o acordo saia da discussão e se torne um documento efetivo.

No final da reunião, a presidente do Sindisaúde, Marli Rodrigues, voltou a ressaltar que “o Iges-DF existe de fato e é formado por homens e mulheres que salvam vidas todos os dias”.

“Este reconhecimento precisa ser cristalizado no acordo coletivo de trabalho”, observou a presidente do SindSaúde.

Fonte: Radar DF

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *