Foto: Reprodução

‘Não acabamos com vírus, estamos aprendendo a conviver com ele’, diz Queiroga ao assinar portaria que encerra emergência sanitária

Por Sabrina Santos

Nesta sexta-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por conta da Covid-19. A portaria entrará em vigor 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com Queiroga, a publicação deve ocorrer ainda hoje de forma excepcional. Além disso, o titular da pasta ressaltou que o vírus ainda não acabou, mas que o país está aprendendo a viver com ele.

Sei que os secretários de estados e municípios pediram tempo maior. Não vejo muita dificuldade para que secretarias estaduais e municipais se adequem ao que já existe na prática. Porque o ato normativo só vem ratificar o que já existe na prática. Como falar de emergência sanitária se hoje está acontecendo carnaval em várias cidades do Brasil? (…) Nós não acabamos com a Covid e nem com o vírus. Iremos aprender a conviver com ele. Temos capacidade de combater hoje.

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *