NA LUPA: Franco favorito, Ibaneis pode vencer no primeiro turno
Por Fred Lima
A pesquisa Metrópoles/Ideia jogou um balde de água fria nas demais pré-candidaturas ao Palácio do Buriti. Segundo o levantamento, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera a corrida com 30% das intenções de voto, seguido pelo senador José Antônio Reguffe (União Brasil), que pontua 10,6%. A deputada federal Flávia Arruda (PL) está em terceiro, com 8,5%.
A surpresa é Rafael Parente (PSB), que ocupou a Secretaria de Educação no primeiro ano do governo Ibaneis. O socialista aparece empatado com a senadora Leila do Vôlei (PDT), com 6%. O senador Izalci Lucas (PSDB) tem 5,4%.
O atual chefe do Executivo local vem conseguindo a façanha de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas em ano eleitoral, algo que Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) não alcançaram.
Como Reguffe deve disputar o Senado Federal ou a Câmara dos Deputados, seus 10% acabarão sendo pulverizados entre os demais pré-candidatos. Flávia disse ser pré-candidata ao Senado. Com isso, 18% migrarão para outros postulantes, lembrando que a deputada já declarou apoio ao governador.
O número de indecisos soma 19,3%. O Buriti espera que, com a inauguração das obras até junho, principalmente do Túnel de Taguatinga, os eleitores que não sabem ainda em quem votar optem pela candidatura governista.
Com 20% a mais do segundo colocado, Ibaneis é o franco favorito da disputa e tem chance de vencer a eleição no primeiro turno, caso receba a maioria dos votos de Flávia Arruda e mais da metade dos indecisos.
Da Redação
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024