Foto: Reprodução

Haddad afirma que arcabouço fiscal vai acabar com qualquer “ruído” entre BC e governo


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que tem se esforçado para tentar aproximar o Banco Central (BC) do governo federal. A afirmação foi feita após uma série de reuniões no escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas, nos últimos meses, ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, por causa da taxa básica de juros da economia. Atualmente a taxa está em 13,75% ao ano.

Haddad foi questionado sobre a reação de Campos Neto à proposta do novo arcabouço fiscal e afirmou que o presidente do BC elogiou o Ministério da Fazenda por fazer uma regra “robusta”. Segundo o ministro, Campos Neto reagiu com pouquíssimas ressalvas ao ser apresentado ao arcabouço. Haddad acredita que quando o documento for entregue ao Congresso qualquer ruído entre o governo federal e o BC vai desaparecer.

A minha parte é fazer o melhor papel possível para aproximar a autoridade do BC do governo, para que se comporte como uma agência do Estado brasileiro, apartidária, que não se envolve em política e ajuda a construir um cenário econômico melhor para os investidores. Ele (Campos Neto) foi apresentado ao arcabouço e reagiu a ele com pouquíssimas ressalvas. Eu penso que, quando o texto for entregue ao Congresso, esse tipo de ruído vai desaparecer do cenário.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *