Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília.

GDF: Força-tarefa de combate ao feminicídio apresenta série de ações a serem adotadas em diversas áreas do governo

Nesta segunda-feira (3), a força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) de combate ao feminicídio apresentou 37 ações de curto, médio e longo prazo a serem adotadas nas áreas de saúde, segurança pública, justiça, educação e assistência social. A apresentação das medidas foi feita em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti. Entre as medidas, está a construção de novas Casas da Mulher Brasileira e a rede inédita de atendimento especializado na saúde nos casos de pessoas expostas a violência. 

Em fevereiro, a força-tarefa com integrantes de diversos órgãos do GDF foi instituída com o intuito de estabelecer políticas públicas de proteção às mulheres. Na ocasião, o grupo definiu como meta, a proposição e a regulamentação de leis com auxílio às mulheres vítimas de violência e aos órfãos do feminicídio, bem como a regulamentação do aluguel social para vítimas de violência doméstica. Outra medida é ampliar a rede de apoio jurídico e fortalecer o atendimento socioassistencial. Além das secretarias de Estado,  instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública do DF estão envolvidas no grupo. 

Foram 45 dias de trabalho na força-tarefa para se chegar ao relatório, com medidas que passam a ser implementadas em curto, médio e longo prazo. Mas é importante lembrar que já tivemos mais de 230 ações ocorrendo em todo o DF no ‘Março Mais Mulher’ e vamos dar continuidade agora, com a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira, já com recursos previstos, e temos uma quarta prevista, em processo técnico. Além disso, temos esse trabalho na saúde que vai ser pioneiro em todo o país. 

 Giselle Ferreira, secretária da Mulher do DF

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *