Foto: Reprodução

Na Espanha, Lula faz críticas à ONU e sugere formação de um ‘G20 da paz’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu nesta quarta-feira (26) a criação de um G20 da Paz, em encontro com o presidente espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, na Espanha. Após a assinatura de três memorandos de entendimento: sobre cooperações no Ensino Superior Universitário; entre os ministérios do Trabalho dos dois países; e uma carta de intenções na área de ciência, tecnologia e inovações, Lula discursou sobre os assuntos e fez críticas à  Organização das Nações Unidas (ONU) e à condução do debate internacional sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Na ocasião, Lula disse que a ONU deveria promover a paz, mas ao contrário disso, seus membros permanentes, são os maiores produtores e vendedores de armas, além de serem também os principais participantes de guerras. O presidente ainda enfatizou que o Brasil se opôs à guerra entre Rússia e Ucrânia desde o primeiro minuto do conflito e destacou que como ela já começou, a necessidade agora é apenas a de frear os movimentos de violência e promover a paz. 

Vivemos num mundo muito esquisito, em que o Conselho de Segurança da ONU, os membros permanentes, são os maiores produtores e vendedores de armas e são os maiores participantes de guerra. Eu fico me perguntando se não cabe a nós, que não somos membros permanentes do Conselho de Segurança, fazer uma mudança na ONU.  Acho que tá na hora da gente começar a mudar as coisas e tá na hora da gente criar um tal de G20 da Paz, que deveria ser a ONU. (…) Ninguém pode ter dúvida de que nós brasileiros condenamos a violação territorial que a Rússia fez contra a Ucrânia. O erro aconteceu e a guerra começou. Agora não adianta ficar dizendo quem tá certo e quem tá errado. Agora o que precisa é fazer a guerra parar. 

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *