Na Itália, Lula volta a fazer críticas ao presidente do Banco Central e diz que manter atual taxa de juros ‘é irracional’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), na Itália. Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%, foi irracional.
Além disso, Lula disse que Campos Neto “joga contra a economia brasileira” e afirmou que tem cobrado os senadores para que verifiquem se a legislação está sendo cumprida devido a autonomia do banco.
Não se trata do governo ficar brigando com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central hoje é a sociedade brasileira. (…) Tenho cobrado dos senadores. Foram os senadores que colocaram esse cidadão lá. Então os senadores têm que analisar se ele está cumprindo aquilo que foi aprovado para ele cumprir. Não existe explicação aceitável do porquê a taxa de juros está 13,75%. Nós não temos inflação de demanda. Acho sinceramente que esse cidadão está jogando contra os interesses da economia brasileira.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024