Após reunião com Alberto Fernández em Brasília, Lula defende ‘maior integração financeira’ entre Brasil e Argentina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (26), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Palácio do Planalto, em Brasília. Após reunião privada, os dois seguiram para um almoço no Palácio do Itamaraty, onde participaram de coletiva de imprensa. Na ocasião, Lula disse que “não faz sentido” as empresas brasileiras perderem espaço no mercado argentino e destacou que é preciso existir uma “maior integração financeira” entre os dois países.
O chefe do Executivo também afirmou que o Brasil está trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente para dar apoio econômico à Argentina que vem enfrentado um agravamento da sua crise econômica e política. Além disso, Lula destacou que, os dois países, adotaram um plano com “quase 100 ações” para retomar a parceria estratégica entre eles.
Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e nós não. Precisamos avançar nessa direção, com novas e criativas soluções que permitam maior integração financeira e facilitem nossas trocas. (…) Hoje, adotamos um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica. São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024
- Ping Pong com o distrital Roosevelt Vilela - 21 de novembro de 2024
- Ibaneis assina decreto que inclui Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - 20 de novembro de 2024