Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília.

Celina Leão cria grupo de trabalho para atender demandas de catadores do DF

A governadora em exercício Celina Leão (PP) autorizou nesta sexta-feira (7), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, a criação de um grupo de trabalho com integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e representantes dos catadores da capital. O intuito do grupo é avaliar e atender as demandas da categoria. Atualmente, os catadores pedem reajuste dos contratos com as cooperativas, auxílio na manutenção do Complexo Integrado de Reciclagem (CIR) e apoio para a criação de projetos sociais de educação e segurança alimentar dentro do complexo.

Durante o encontro, a vice-governadora afirmou que serão envolvidas outras do governo para apreciar os pedidos dos catadores e repassarem por meio de quatro representantes dos profissionais ao GDF.  Além disso, Leão ainda lembrou da criação do Complexo de Reciclagem pelo GDF, em 2020, idealizado para dar melhores condições aos catadores, que atuavam no lixão da Estrutural. O espaço tem a atuação de 1,2 mil catadores e representa 40% da reciclagem dos resíduos de toda a coleta seletiva do Distrito Federal.

Foram trazidas as demandas dos catadores, e a Casa Civil está criando um grupo de trabalho para dar uma analisada nos pleitos. (…) Quando foi pensado nas cooperativas, a nossa ideia era dar dignidade aos catadores e catadoras, porque a situação do lixão era muito precária. 

Celina Leão, governadora em exercício do DF

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *