Queda da inflação faz Copom reduzir juros básicos da economia para 13,25% ao ano
Nesta quarta-feira (2), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano. A forte queda da inflação fez o banco cortar os juros pela primeira vez em três anos. Por 5 votos a 4, o Copom reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual. A decisão surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de 0,25 ponto.
Votaram a favor da redução de 0,5 ponto percentual, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os diretores Ailton de Aquino Santos (Fiscalização), Carolina de Assis Barros (Administração), Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Otávio Damaso (Regulação).
Já os os diretores Diogo Guillen (Política Econômica), Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais), Maurício Costa de Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro) votaram pelo corte de 0,25 ponto percentual.
Em comunicado divulgado após reunião que decidiu o corte, o comitê argumentou que a melhora do cenário para a inflação possibilitou a redução da Selic. Desde o início do ano, o governo vinha criticando Campos Neto pelas sucessivas decisões do Copom de não baixar a taxa.
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024