Foto: Reprodução

NA LUPA: Uma fotografia diz mais que mil palavras

Por Fred Lima

O embarque da deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO) no navio caiadista no início deste ano foi responsável por noites mal dormidas na Prefeitura de Valparaíso de Goiás. A verdade é que o governador Ronaldo Caiado (UN) não fez pacto de sangue na bruxaria ou feitiçaria com o prefeito Pábio Mossoró (MDB).

O apoio do chefe do Palácio das Esmeraldas ao candidato escolhido pelo gestor municipal passa pela articulação política, não simplesmente por afinidades. Da mesma forma, com o grupo de Lêda, que lançará postulante à prefeitura.

Se o candidato do estafe da deputada for o vereador Plácido Cunha, um dos mais cotados na “casa de apostas”, o governador terá um aliado no Executivo municipal em caso de vitória, visto que o Avante, partido do parlamentar, o apoia na Assembleia Legislativa de Goiás.

Com Pábio ou Lêda, tudo indica que Caiado governará com um coligado, diferentemente da eleição de 2020, quando a tucana ainda estava na oposição ao governo na Alego. Em 2024, o cenário será completamente diferente do que foi há três anos, o que vem tirando o sono do prefeito.  

O chefe do Executivo goiano talvez repita o então presidente Fernando Henrique Cardoso na eleição de 1998 em Goiás, quando o jovem Marconi Perillo, correligionário do tucano, disputou o pleito contra o experiente Iris Rezende, que foi seu ministro da Justiça e era grande aliado do governo federal no Senado. FHC optou pela neutralidade para não desagradar os dois grupos que o apoiava.

Se porventura o governador vier a declarar apoio ao candidato de Mossoró será algo mais protocolar, sem carreata pela cidade, o que não terá muito impacto de transferência de votos, diferentemente do que fez em 2020 e foi fundamental para a reeleição do atual prefeito.

Ano que vem, o jogo zera, aliás, já foi zerado em parte com a entrada de Lêda Borges na base de apoio ao Governo de Goiás na Câmara dos Deputados. Agora, com outro aliado disputando a prefeitura, Ronaldo Caiado pode, no máximo, pedir voto à distância para um deles, não movendo mais nenhuma palha, visando evitar rachas, mantendo seu grupo político unido.

O sorriso estampado na foto entrega o jogo.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *