Foto: Reprodução

‘Dará discernimento para escolhas assertivas’, diz Peixoto sobre PL que estabelece teste vocacional para alunos do 3º ano do ensino médio

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou nesta quinta-feira (31), em sessão ordinária, o projeto nº 6910/21, de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que propõe a obrigatoriedade para as escolas estaduais realizarem testes vocacionais nos estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. A proposta foi recebida pela Diretoria Parlamentar, onde foi apensada ao processo nº 1324/20, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). 

De acordo com o texto aprovado, os testes serão gratuitos e obrigatórios. Ao justificar a relevância do PL, Peixoto disse existe uma falta de direcionamento e instrumentos que ajudem a esclarecer a respeito das diversas opções de escolha para seguir rumo ao futuro universitário e preparar e orientar o aluno para vida profissional, considerando as individualidades, aptidões, potencialidades, e outros aspectos psicopedagógicos relevantes.

Além disso, o deputado destacou que o teste tem potencial para indicar carreiras que o estudante já esperava, mostrar profissões nas quais o aluno ainda não havia pensado que se identifucaria, ampliando o leque de opções e também surpreendendo o futuro universitário com alternativas que ele sequer sabia que existiam.

Esse é um dever básico da escola, sendo a principal formadora para a cidadania. A orientação vocacional dará uma maior segurança e discernimento para escolhas assertivas. O teste vocacional permite que a pessoa que o realiza aprofunde os conhecimentos que tem sobre si mesma, perceba com mais clareza a adequação de certas possibilidades de carreira à sua personalidade e pense melhor sobre as suas expectativas profissionais. 

Bruno Peixoto, presidente e deputado da Alego

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *