Reprodução
Senado aprova PL que institui marco temporal para terras indígenas
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (27), por 43 votos a 21, o projeto de lei que estabelece a tese do marco temporal para a demarcação das terras indígenas. No fim de maio, a proposta passou pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta estabelece que serão demarcadas apenas as terras ocupadas pelos indígenas na data da promulgação da Constituição de 1988.
Os senadores começaram o processo de votação do projeto no mesmo momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) concluía o julgamento sobre o marco temporal. A aprovação do PL foi visto como uma resposta ao julgamento da Corte, que considerou a tese como inconstitucional. Mesmo com a decisão do STF, o Congresso Nacional tem autonomia para votar o projeto de lei, mas há a possibilidade de a matéria ser novamente questionada na Justiça.
Da Redação
- Caiado confirma filiação ao PSD e reforça projeto nacional em 2026 - 28 de janeiro de 2026
- Fake news não cola: Ibaneis mantém corrida ao Senado em 2026 e Celina assume o Buriti em abril - 27 de janeiro de 2026
- Goiás: Em Porangatu, Vilela abre 13 pontos sobre Marconi, diz pesquisa - 27 de janeiro de 2026

