Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula pede prioridade na repatriação de brasileiros que estão em Israel

Ainda se recuperando de uma cirurgia no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está acompanhando de perto a situação de brasileiros no conflito entre o Hamas e Israel. De acordo com integrantes do governo, Lula pediu “prioridade” na repatriação de brasileiros que estão na região do conflito. A determinação foi reforçada em uma reunião por videoconferência na tarde dessa segunda-feira (9).

O Itamaraty, órgão que lidera a diplomacia brasileira, estima que serão necessários 15 voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para a realização dos resgates. O número de pessoas que pediram repatriação na zona de conflito subiu para 2,3 mil. Antes, o total era de 1,7 mil. De acordo com o Itamaraty, há cerca de 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina.

Segundo o governo, o Brasil já iniciou o plano de repatriação e duas aeronaves começaram o traslado de brasileiros. Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade e o primeiro grupo de repatriados decola ainda nesta terça-feira (10). Além disso, o Itamaraty afirmou que está articulando um plano de evacuação de brasileiros na Faixa de Gaza.

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *