Foto: Reprodução

Gafes de Lula no G20 ofuscam imagem do Brasil, diz revista ‘Economist’

A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no G20, grupo que reúne as principais economias mundiais, está sendo ofuscada por uma série de gafes, de acordo com um artigo recente publicado pela renomada revista britânica “Economist”.

A matéria destaca as reuniões ministeriais da Fazenda ocorridas nesta semana no Rio de Janeiro, um evento intergovernamental crucial para países que representam mais de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

“Ao longo de seu ano à frente do G20, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, busca convencer o mundo de que o Brasil está de volta”, relata a Economist. Contudo, a revista ressalta que as ações recentes de Lula estão lançando uma sombra sobre essa aspiração.

A Economist sugere que o Brasil teria vivenciado os últimos quatro anos como um “pária internacional”, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caracterizado como um “populista de extrema-direita”. A matéria destaca que, apesar dos esforços de Lula para restabelecer as relações com o Ocidente, “o Brasil ainda não decidiu que tipo de país será”.

A cobertura jornalística destaca particularmente as gafes cometidas por Lula durante as reuniões, incluindo comentários inadequados e discordâncias públicas com outros líderes presentes. Esses incidentes, de acordo com a Economist, estão contribuindo para a percepção de que o Brasil ainda não se recuperou completamente de sua posição internacional anterior.

O artigo também aborda a importância do G20 como uma plataforma para a definição de políticas econômicas globais, e como as ações e palavras de líderes influentes, como o presidente brasileiro, podem impactar não apenas a reputação do país, mas também as relações diplomáticas e econômicas.

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *