Foto: Reprodução

Lula e Macron anunciam investimento de 1 bi de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e Guiana Francesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram um programa destinado a investir 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, um território ultramarino francês na América do Sul. O anúncio foi feito em Belém, local que sediará a cúpula do clima COP-30 no próximo ano. Macron iniciou sua visita ao Brasil com foco na Amazônia antes de seguir para Brasília.

De acordo com um comunicado conjunto dos governos brasileiro e francês, o investimento será realizado ao longo dos próximos quatro anos e envolverá a colaboração entre bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento. Além disso, espera-se a participação de investidores privados no projeto.

O plano terá vários componentes-chave, incluindo diálogo entre as administrações francesa e brasileira sobre os desafios da bioeconomia, parceria técnica e financeira entre bancos públicos brasileiros, como o BASA e o BNDES, e a Agência Francesa de Desenvolvimento, presente no Brasil e na Guiana Francesa.

Também está prevista a nomeação de coordenadores especiais para empresas inovadoras da França e do Brasil no campo da bioeconomia, além de um novo acordo científico entre os dois países, operado pelo CIRAD e pela Embrapa, permitindo o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa em setores sustentáveis, inclusive na Guiana Francesa, entre outros.

Da Redação

Sabrina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *