
Foto: Reprodução
Ibaneis apresenta Pdot a 14 deputados da base e prepara envio à CLDF
Projeto prevê regularização de áreas e ampliação da oferta habitacional
A proposta do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) está sendo finalizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), após a realização de audiências públicas nas regiões administrativas. A versão consolidada do projeto será apresentada neste sábado (10), em reunião pública.
Em abril, diante de críticas do Comitê de Gestão Participativa (CGP) sobre a divulgação do tema, a Seduh prorrogou o prazo para envio de sugestões populares até o fim daquele mês.
A minuta do projeto ainda passará pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A expectativa é de que o texto chegue à Câmara Legislativa (CLDF) até julho. Antes disso, o governo quer mostrar a proposta à oposição, mas ainda não marcou a data da reunião.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reuniu 14 deputados distritais da base aliada nesta quinta-feira (8) para apresentar o projeto. O encontro ocorreu durante um almoço com a presença da vice-governadora Celina Leão (PP).
Durante a reunião, Ibaneis classificou o Pdot como fundamental para o desenvolvimento urbano de Brasília. “O Pdot regulariza áreas irregulares e abre espaço para oferta habitacional. Resolve, por exemplo, a situação do Assentamento 26 de Setembro. Corrige erros do passado e projeta os próximos 50 anos da cidade”, afirmou.
Veja os deputados que participaram da reunião com o governador:
- Rogério Morro da Cruz (PRD)
- Pastor Daniel de Castro (PP)
- Thiago Manzoni (PL)
- Jorge Vianna (PSD)
- Eduardo Pedrosa (União)
- João Cardoso (Avante)
- Jaqueline Silva (MDB)
- Dra. Jane (MDB)
- Wellington Luiz (MDB)
- Roosevelt (PL)
- Pepa (PP)
- Hermeto (MDB)
- Joaquim Roriz Neto (PL)
- Iolando (MDB)
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025