
Foto: Reprodução
Bolsonaro nega plano de golpe e diz que buscou militares apenas para desabafar
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (10), ao Supremo Tribunal Federal (STF), que não discutiu qualquer plano para um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. Segundo ele, as conversas com militares na ocasião serviram apenas como um “desabafo”.
O depoimento ocorreu no inquérito que investiga uma possível tentativa de ruptura institucional após o segundo turno. Bolsonaro disse que procurou nomes da cúpula das Forças Armadas por não ter “clima para discutir qualquer assunto” naquele momento. “Sobrou a eles, até como um desabafo ali, não entre nós, eu para com eles”, relatou o ex-presidente.
Na oitiva, Bolsonaro mencionou que conversou com o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, com o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, e com o então chefe da Marinha, almirante Almir Garnier. “Eu ouvi o Paulo Sérgio, ouvi o Freire Gomes, ouvi o Garnier… então o militar é aquele que está ao teu lado nas horas boas e ruins”, disse.
Em outro trecho, Bolsonaro afirmou que percebeu rapidamente que não havia o que fazer após o resultado das urnas. “Eu confesso, muitas coisas que eles falaram eu absorvi e chegou [sic] à conclusão rapidamente que não tinha o que fazer e esse governo ia cair de maduro, como tá caindo”, declarou.
A investigação conduzida pelo STF apura se houve articulação para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro é um dos alvos principais da apuração, que também envolve ex-ministros, aliados e militares de alta patente.
O ex-presidente deixou o Brasil em dezembro de 2022 e retornou em março do ano seguinte. Desde então, tem negado envolvimento com qualquer tentativa de golpe. A oitiva desta terça foi uma das mais aguardadas do inquérito e poderá influenciar os próximos passos da investigação.
Da Redação
- BDW 2025 destaca integração cultural com presença da vice-governadora do DF - 22 de junho de 2025
- Bolsonaro e Caiado discutem eleições de 2026 em reunião reservada em Goiânia - 20 de junho de 2025
- Ibaneis comemora seis anos de governo e destaca avanços no DF - 20 de junho de 2025