
Foto: Reprodução
Caiado propõe anistia ampla e inclui Bolsonaro entre beneficiados
Pré-candidato à Presidência da República em 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou que, caso eleito, concederá anistia ampla, geral e irrestrita a todos os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais réus acusados de tentativa de golpe.
A declaração foi feita nessa segunda-feira (9), durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Questionado se a medida abrangeria também os investigados por tramas golpistas, como Bolsonaro, Caiado respondeu de forma afirmativa. “Todas. Anistia ampla, geral e irrestrita, como nós concedemos, já. Isso não é nenhuma inovação”, disse, referindo-se à Lei da Anistia de 1979.
A proposta, segundo Caiado, não deve ser iniciativa do Congresso Nacional, mas sim do presidente da República. “Faz parte da minha campanha. Isso é uma decisão do chefe do Executivo”, afirmou.
Na entrevista, o governador goiano criticou o que chamou de “discurso único” sobre o tema e disse que o país não pode seguir paralisado por disputas políticas em torno do episódio. “Desenharam uma situação que não tem outra pauta para o Brasil que não seja essa. Não dá mais para você ficar esperando isso daí e o Brasil parado discutindo anistia, discutindo criminalizar essas pessoas”, afirmou.
Caiado evitou se posicionar sobre a suposta tentativa de golpe arquitetada por Bolsonaro e aliados, alegando que “não se governa na subjetividade”. Segundo ele, decisões devem ser tomadas com base em “fatos concretos”.
Entre os réus no caso estão, além de Bolsonaro, ex-ministros, militares da ativa e da reserva, ex-assessores e delegados. O ex-presidente deverá prestar novo depoimento ao Supremo Tribunal Federal ainda nesta semana.
Da Redação
- Caiado critica promotora e defende novo modelo de contratação de obras - 23 de junho de 2025
- Torres usa registros de entrada para tentar se defender no STF - 23 de junho de 2025
- BDW 2025 destaca integração cultural com presença da vice-governadora do DF - 22 de junho de 2025