‘Não acabamos com vírus, estamos aprendendo a conviver com ele’, diz Queiroga ao assinar portaria que encerra emergência sanitária
Por Sabrina Santos
Nesta sexta-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por conta da Covid-19. A portaria entrará em vigor 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União.
De acordo com Queiroga, a publicação deve ocorrer ainda hoje de forma excepcional. Além disso, o titular da pasta ressaltou que o vírus ainda não acabou, mas que o país está aprendendo a viver com ele.
Sei que os secretários de estados e municípios pediram tempo maior. Não vejo muita dificuldade para que secretarias estaduais e municipais se adequem ao que já existe na prática. Porque o ato normativo só vem ratificar o que já existe na prática. Como falar de emergência sanitária se hoje está acontecendo carnaval em várias cidades do Brasil? (…) Nós não acabamos com a Covid e nem com o vírus. Iremos aprender a conviver com ele. Temos capacidade de combater hoje.
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
Da Redação