STF: Nunes Marques determina que Lira preste informações sobre tramitação de MPs
Por Sabrina Santos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, determinou nesta segunda-feira (20) que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), preste informações sobre a tramitação de medidas provisórias no Congresso. A questão tem sido motivo de um impasse entre Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devido ao prazo para aprovação das MPs pelos parlamentares.
A decisão do ministro se deu após o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) mover uma ação contra Lira, alegando que o parlamentar ainda não colocou em prática o ato conjunto das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado que trata do retorno das comissões mistas de análise das MPs.
Em fevereiro, a Mesa Diretora do Senado entrou em acordo, mas para garantir o retorno dos trabalhos como eram antes da pandemia da Covid-19, o senador solicitou a suspensão do ato firmado em 2020, que permitiu a excepcionalidade na tramitação das MPs.
Reputo indispensável a prévia colheita de esclarecimentos para o adequado e seguro enfrentamento do direito líquido e certo invocado. Notifique-se a autoridade impetrada para que preste informações.
Nunes Marques, ministro do STF
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024