Lula diz que Mercosul quer fazer acordo com a União Europeia que beneficie os dois lados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (4), em seu programa semanal “Conversa com o Presidente”, que os países que integram a cúpula do Mercosul buscam uma política de ganha-ganha com a União Europeia. De acordo com Lula, a ideia é fazer um acordo que favoreça os dois lados e não só os países da europeus.
Além disso, o chefe do Executivo disse que algumas exigências feitas pela a União Europeia são inaceitáveis. Lula está Puerto Iguazú, na Argentina, onde assumirá a Presidência do bloco pelos próximos seis meses. Nesse período, ele irá defender junto aos demais membros do grupo a necessidade de destravar o acordo do bloco com a UE.
Estamos aqui para discutir o futuro do Mercosul, o aprimoramento das relações entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. E nós queremos também preparar aqui a proposta de acordo para a União Europeia. (…) Queremos fazer uma política de ganha-ganha. A gente não quer fazer uma política em que eles ganham e a gente perca. Por exemplo: eles querem que a gente abra mão de compras governamentais, ou seja, aquilo que o governo compra das empresas brasileiras. Se a gente abrir mão das empresas brasileiras para comprar de empresas estrangeiras a gente simplesmente vai matar pequenas e médias empresas brasileiras, pequenos e médios empreendedores e vamos matar muito emprego aqui no Brasil.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024