VALPARAÍSO: Alceu, o alce de Lêda
Por Fred Lima
A eleição para a prefeitura de Valparaíso de Goiás só ocorrerá em outubro do próximo ano, mas a disputa já começou nos bastidores como uma guerra na selva em busca de ocupar a principal cadeira da cidade a partir do dia 01/1/2021.
A ex-prefeita e atual deputada estadual Lêda Borges (PSDB-GO) rompeu com o prefeito Pábio Mossoró, seu correligionário, e pode lançar o vereador Alceu Gomes (DC) a candidato a prefeito, tendo o seu filho, Marco Túlio, como vice.
Assim como os alces, que têm pernas longas e pescoço curto, Alceu quer dar um passo maior que as pernas e não consegue enxergar o jogo político que está à sua frente. Ou seja, se por acaso vencer a eleição, vai se tornar refém do grupo que o elegeu, cuja líder tem a fama de ser centralizadora e controladora.
Vereador pela primeira vez, Alceu chegaria à prefeitura sem a bagagem de Pábio, que estava em seu segundo mandato de vereador antes de ser eleito ao Executivo, tendo sido líder do governo Lêda na Câmara Municipal de Valparaíso.
A presidência da CMVG caiu no colo de Alceu graças ao prefeito e sua equipe. Na verdade, por uma questão de experiência política, o primeiro presidente do Legislativo municipal na atual legislatura deveria ter sido o vereador Antônio Ferreira (PP), aliado de primeira hora de Mossoró.
Com a intenção de não ser contrariada posteriormente, Lêda trama para amarrar as mãos e os pés de Alceu, como um alce que fica preso em um galho, lançando seu filho a vice na chapa. Com isso, o vereador teria um substituto maior que ele em caso de vitória, uma espécie de leão na selva.
Pábio não aceitou ser um poste da ex-prefeita. Agora, como seus planos foram frustrados, Lêda quer inovar e pretende lançar o seu alce que, por ter o pescoço curto, não tem visão do matagal sem saída que está entrando, onde ninguém poderá salvá-lo da enrascada que vai se meter.
Além disso, o Rei Leão, sedento por poder, com as bençãos da mãe leoa, na primeira oportunidade lideraria a alcatéia contra o pobre alce que um dia sonhou ser imperador. Seria a forma perfeita para Lêda comandar a prefeitura sem abdicar de seu mandato de deputada. Parece até premonição de filme da Disney.
Eis o plano maquiavélico que o vereador Alceu Gomes ainda não conseguiu enxergar.
Da Redação
- NA LUPA: Trinta anos depois de eleito, governo Cristovam não deixa saudades no DF - 19 de novembro de 2024
- NA LUPA: ‘Janjismo’ extrapola e se contrapõe ao lulismo. Ou: Que saudade de dona Marisa! - 18 de novembro de 2024
- Presidente do BRB destaca expansão nacional e avanços tecnológicos em fórum empresarial - 16 de novembro de 2024