GDF: Gabinete mobiliza efetivo de segurança recorde para feriado do 7 de Setembro
O Gabinete de Mobilização Institucional criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para o 7 de setembro se reuniu para tratar das ações de planejamento e coordenação do evento a ser realizado na quinta-feira, das 7h às 12h, na Esplanada dos Ministérios. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (4), no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) com a presença de representantes dos órgãos vinculados ao grupo.
Na ocasião, foi apresentado o Protocolo de Operações Integradas da Semana da Pátria, que foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) com as ações de segurança, inteligência e mobilidade que visam manter a ordem pública e a segurança dos participantes, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento.
De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, o planejamento foi elaborado há três meses, a partir de uma série de reuniões entre os órgãos do GDF e do governo federal. Para Patury, “nunca os órgãos do governo federal e distrital estiveram tão juntos”. Além disso, o secretário afirmou que o policiamento durante a solenidade será maior que empregado no mesmo evento ano passado e até durante a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro.
Nunca os órgãos do governo federal e distrital estiveram tão juntos. A nossa inteligência é uma só. Nós lutamos por um 7 de setembro de tranquilidade para o público, mas estamos sempre vigilantes. (…) O efetivo é reservado por questão de segurança, mas será maior do que antes. Há uma célula de inteligência com todos os órgãos do DF e do governo federal, além do gabinete instituído pelo governo que tem uma visão mais política.
Alexandre Patury, secretário-executivo de Segurança Pública
Da Redação
- GDF: Ibaneis assina decreto que cria divisão na Polícia Civil para enfrentar extremismo violento - 21 de novembro de 2024
- Novos beneficiários do DF Social têm até dia 26 para abrir conta no BRB - 21 de novembro de 2024
- Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF por tentativa de golpe de Estado - 21 de novembro de 2024